A CLAROTV MUDA SUA CODIFICAÇÃO DOS CANAIS HD MAS AINDA É NAGRA 3

 
 

A CLAROTV MUDA SUA CODIFICAÇÃO DOS CANAIS HD MAS AINDA É NAGRA 3

ESCLARECIMENTOS

Novos Canais Clarotv Para 2016

O apagão da Claro TV não foi bem aquilo o que o mercado de receptores piratas estava esperando, apesar de a dificuldade de abrir novamente os canais persistir, o que está acontecendo é que a nova criptografia usada no satélite Star One C2 para os canais HD da Claro TV não tem nada de nova, ela continua a ser Nagra 3, queremos agradecer as mensagens de apoio e agradecimento que recebemos e também os puxões de orelha e cobrança por que não estamos publicando muitas informações sobre este apagão Claro TV.
O que tem acontecido é que está cada vez mais difícil de se conseguir informações no mercado de tv por assinatura, neste ano de 2014 as empresas participantes da ABTA, Associação Brasileira da TV por Assinatura e da Aliança Contra a Pirataria da TV por Assinatura, fizeram um pacto para não falar mais abertamente sobre o assunto pirataria da tv por assinatura.
Entre outras coisas as empresas não deverão mais falar sobre as operações de combate à pirataria, sobre as transmissões no satélite e suas codificações, nomear quais são as operadoras que estão suscetíveis à pirataria da tv por assinatura ou pressionar abertamente estas empresas para que reforcem as suas transmissões nos satélites.
A estratégia surge como um código de ética para não reforçar a fraqueza das empresas na América Latina quanto à questão da pirataria da tv paga, o que tende a diminuir o valor de mercado destas empresas e afastar os investimentos externos no mercado.
Desta maneira as informações que consegui são extremamente superficiais, colhidas de diversas fontes e lapidadas com a lógica de conviver com este mercado por alguns anos, infelizmente desta vez não consegui a história completa de uma fonte só, sinal que este pacto de silêncio que se firmou neste mercado para os próximos anos deve ainda trazer muitas surpresas para 2014 e em diante.
O que acontece é que a Claro TV soltou um comunicado para os seus instaladores sobre a atualização de firmware que estaria procedendo em seus receptores HD, esta atualização foi para adequar a interface dos receptores com oficiais à tecnologia Opentv5, que nada tem a ver com nova criptografia e sim com o middleware que agrega nos aplicações para o uso de múltiplas telas pelas operadoras de tv por assinatura.
Simplificando o caso, O Opentv5, se usado em toda as suas funcionalidades, permite que o assinante assista aos canais contratados no receptor, que o receptor envie estes canais através da rede da casa e o assinante assista no tablet, no smartphone, que o assinante utilize o smartphone como um controle remoto bastante avançado, programe gravações, veja informações sobre a programação que está assistindo – segunda tela -, contrate canais exclusivos para o dispositivos smart e por aí vai.
É uma integração das mais novas e melhores tecnologias de mídia, tanto com transmissão via satélite quanto via internet e até mesmo as mais novas tecnologias de transmissão via IP pelo satélite.
Ou seja, ocorreu uma grande atualização no firmware dos receptores da Claro TV, ou deveria ocorrer, não tive acesso a nenhum dos receptores que foram atualizados para saber a que ponto se conseguiu chegar nestas atualizações.
Foram feitas diversas atualizações durante o processo, nós falamos sobre isto no artigo Receptores oficiais passam por múltiplas atualizações.
Estas atualizações tinham um bom intervalo de tempo entre uma e outra para dar tempo da operadora receber o feedback dos seus assinantes e até mesmo retroceder no processo se houvesse muitos problemas durante as atualizações. Sim, houveram problemas para muitos assinantes, mas a Claro TV não divulgou a porcentagem dos assinantes que tiveram problemas ou mesmo se procedeu as cinco atualizações programadas.
Mas a parte mais interessante da história tem a ver com a criptografia, e aí que está existindo a confusão entre criptograia e o middleware OpenTV5, nem a Claro TV, nem a Embratel e muito menos a Nagra divulgam se mudaram ou não a criptografia dos canais para uma nova criptografia, mas tudo indica que não, a criptografia não foi mudada.
Mas se a criptografia dos canais HD no StarOne C2 não mudou, o que provocou o apagão dos receptores piratas?
É o seguinte, para os receptores da tv por assinatura abrirem os canais é necessário um cartão de acesso do assinante e mais um código de validação para aquele cartão de acesso que reside dentro de um chip no receptor oficial da operadora de tv.
É por isto que de posse de um receptor pirata que tem leitor de cartão de acesso, este receptor não consegue usar o cartão oficial da operadora para abrir os canais daquele cartão de acesso, mesmo se for um cartão de assinante válido, se não tem a informação de validação do cartão, não abre.
O que fazem os pratas que montam os servidores de acesso via IKS e SKS, pegam um receptor oficial da operadora de tv, retiram este chip de validação do receptor e enviam para um hacker especializado em acessar as informações gravadas neste chip, que é um processo extremamente complexo e pelas informações que tenho, são poucas as pessoas que conseguem fazer este processo e estas pessoas estão na Europa e Ásia.
Depois que estes hackers decodificam estes chips a informação deles é emulada nos servidores de SKS e IKS e juntamente com as chaves do cartão de acesso condicional da operadora elas são enviadas para os clientes dos receptores piratas que conseguem abrir os canais codificados da operadora.
O que a Claro TV aproveitou para fazer agora foi atualizar as informações nestes chips e cartões de acesso que afetam os canais HD dos seus pacotes, ou seja, matou canais HD nos servidores SKS e IKS pois a emulação do código de validação dos cartões condicionais destes servidores passou a não valer.
O que acontece é que os servidores de IKS e SKS não conseguem passar diretamente pela atualização da Claro TV pois na realidade os cartões de acesso dos servidores piratas estão sendo lidos por leitores de cartão enfiados em computadores que emulam o receptor oficial da Claro TV.
Desta maneira os servidores piratas de IKS e SKS terão que conseguir um receptor oficial atualizado, retirar novamente o chip de validação, enviar para serem decodificados e então reconfigurar o servidor para funcionar com aquela nova informação de decodificação.
Isto pode levar até um mês, mas o que deve acontecer é que estes canais que agora se encontram fechados vão abrir novamente pelos receptores piratas.
Além disto a Claro TV pode ter optado por usar um nível de criptografia maior para o Nagra 3 nos canais HD, sim, isto é possível, é como usar 16, 32 ou 64 bits… por exemplo, para aumentar a segurança da criptografia.
Aumentar a complexidade da criptografia no entanto pode diminuir a qualidade da imagem dos canais já que o StarOne C2 encontra-se no limite da transmissão de dados, desta maneira é necessário transmitir com menor qualidade para aumentar a disponibilidade de dados para a criptografia.
O satélite no entanto não tem espaço em seus transponders para que se faça isto para todos os canais, desta maneira a solução completa mesmo, e quem sabe o Nagra 4, só deve chegar com o novo satélite, StarOne C4.
Mas para a Claro TV, Nagra e todo o mercado da tv por assinatura, fica a lição de que é possível sim incomodar bastante a pirataria da tv por assinatura, mas neste momento, acabar totalmente com ela não dá.
Então o jeito é aprovar leis contra o consumidor e apreender receptores que estão em posse dos vendedores.
Queremos reforçar que estas informações foram conseguidas de forma fragmentada a partir de conversas com diversas pessoas do mercado de tv e pode não refletir 100% os fatos que estão ocorrendo, mas confiamos que é bem próximo da verdade dos acontecimentos.

 
 

Fonte; gps.pezquiza.com

Portal Zeamerica Satelite

 

Compartilhe



 

Para Azamerica:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azamerica IKS SKS ON Ultimas versões

Para Tocomsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo tocomsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Duosat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo duosat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Cinebox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo cinebox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freei:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freei IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freesky:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freesky IKS SKS ON Ultimas versões

Para Superbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo superbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Maxfly:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo maxfly IKS SKS ON Ultimas versões

Para Azbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azbox mod IKS SKS ON Ultimas versões

Para Megabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo megabox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Evolutionbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo evolutionbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Globalsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo globalsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Nazabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo nazabox IKS SKS ON Ultimas versões





Cadastre-se abaixo e receba atualizações no seu email.


Importante! Necessário comprovar CAPTCHA. Confirme seu cadastro pelo e-mail de confirmação que você vai receber.