EXPLICAÇÃO DO PORQUE OCORRE O APAGÃO A NOITE VOLTAGEM DO LNBF

 
 

EXPLICAÇÃO DO PORQUE OCORRE O APAGÃO A NOITE VOLTAGEM DO LNBF

O interessante da história é que algumas pessoas me mandaram o mesmo relato sobre o motivo de os receptores piratas estarem travando durante a noite.
Tem até um vídeo no Youtube de um rapaz, Leandro Informática, falando sobre o problema, que estaria sendo provocado pela operadora de tv que tem seu pacote no StarOne C2, a Claro TV, com a ajuda da administradora do satélite, a Embratel.
O problema alegado no vídeo e que muitos estão acatando como o que ocorre de fato, é que a Claro TV estaria aplicando uma mudança na voltagem do LNB para este mude a voltagem na qual está operando causando assim o apagão dos canais HD no StarOne C2.
O colega do vídeo no entanto, falou, falou mas não conseguiu chegar no ponto do por que a mudança da voltagem está provocando este apagão, eu passo a relatar isto para vocês mais abaixo e amanhã aqui no GPS.Pezquiza.com publicamos um artigo explicando como funciona a voltagem do LNB.
Mas antes de explicar quero deixar um alerta de que não alterem a voltagem de funcionamento do seus LNBs e a saída do tuner para enviar voltagem diferente para o seu LNB de maneira alguma, sob risco de queimar, além do seu receptor, diversos outros aparelhos que estejam ligados em cascata com ele, como a sua televisão por exemplo, e até mesmo outros receptores e outras televisões que estejam ligadas em conjunto.
Eu já vi um desastre como este acontecendo por causa de coisa mais simples, que é o curto no LNB e não tem como socorrer os aparelhos, as entradas de vídeo e antena nos receptores e televisão são muito sensíveis a qualquer alteração de voltagem e acabam queimando a placa principal dos aparelhos, fica aí o alerta.

Por que a mudança da voltagem dos LNBs provoca o apagão nos canais HD?

Vamos a um fato bastante interessante nesta história, não é a primeira vez que este teste é feito em uma operadora de tv por assinatura, a algum tempo, pouco mais de um ano, outra operadora também fez a mesma coisa, não me vem à cabeça em qual satélite aconteceu, mas depois desistiu de prosseguir com esta mudança de voltagem, acredito que por que exigia mais recursos do satélite.
Explicando o problema de uma maneira simples, o receptor controla/conversa com o LNB, usando duas voltagens diferentes, todos conhecem estas voltagens como 13 volts e 18 volts, o que o pessoal não fala é para que servem estas voltagens.
É o seguinte, estas voltagens são o que indica ao receptor que o canal que você quer sintonizar está polarizado em vertical ou horizontal.13V é a voltagem que indica que se quer sintonizar um canal com polarização horizontal enquanto 18 volts indica que o receptor quer sintonizar um canal na polarização vertical.
O sinal entra no LNB em duas faixas separadas e a voltagem é que faz o LNB anular uma das faixas e enxergar somente a outra, repito, isto é uma explicação de maneira simples para que você possa entender o problema.
Dentro do LNB tem as chamadas agulha, tanto para o sinal vertical quanto para o sinal horizontal, que precisam receber a faixa de frequência exatamente na posição que elas estão entrando no LNB e em que a voltagem mandada para o LNB o deixa pronto para entender aquela posição da faixa de sinal do satélite, seja horizontal ou vertical.
Falando especificamente dos LNBs Banda KU, na realidade a voltagem de trabalho deles é a seguinte:
A voltagem de chaveamento da polarização vertical trabalha entre 12 e 14.5V
A voltagem de chaveamento da polarização horizontal trabalha entre 16 e 18V
Estando nas faixas citadas acima o LNB entende que uma das duas polarizações deve ser acessada.
O truque da operadora então seria o seguinte, mudar a voltagem nos transponders dos canais HD para que estes passem a trabalhar acima da voltagem padrão provocando o apagão nos canais HD.
O que os se alega no mundo dos receptores piratas é que esta voltagem está sendo colocada acima dos 20V, uma voltagem diferente daquela em que os receptores piratas conseguem trabalhar.
Pelo que eu sei os receptores conseguem sim controlar voltagens de operação real entre 11.5V e 19V sem grandes problemas, não vejo grandes problemas, é a chamada voltagem de operação.
Um outro dado interessante é que no StarOne C2, os canais HD em Banda KU estão divididos em dois transponders com polarização horizontal e dois transponders em polarização vertical.
O que quero dizer com isto, apesar de eu não ter como fazer grandes testes, é que provavelmente o que a operadora está fazendo deve ser uma mudança muito simples de controlar, para ela, mas muito chata de consertar, para os fabricantes de receptores piratas.
Se eu posso mudar a polarização dos meus transponders HD oscilando entre 11,5V e 14V para os TPs verticais e entre 16V e 19V para os TPs horizontais, em um determinado horário eu provoco uma pequena mudança na voltagem de operação daqueles TPs e de uma maneira simples, oscilando entre a voltagem certa de trabalho, provoco um apagão em todos os receptores que não sabem qual é a mudança correta de trabalho.
Isto seria teoricamente fácil de verificar fazendo uma busca cega de canais quando ocorrer o apagão dos canais HD para ver se há uma mudança nas informações de sintonia destes canais.
Uma outra coisa que me parece lógica é que, se na realidade a Claro TV está mudando a voltagem para um valor acima do padrão, ou seja, os canais verticais estão indo além dos 14 volts e os horizontais além dos 19 volts, então os receptores piratas deveriam perder completamente o sinal dos canais HD e não mostrarem estes sinal como codificado.
Outra coisa é que se a Claro TV está mesmo mudando para uma voltagem acima, quer dizer que os seus LNBs devem ser diferenciados dos demais, para aceitar trabalhar fora do padrão normal de voltagem para polarização e que os firmware dos seus receptores foi modificado para que às 18 horas em ponto, horário que recebem do satélite StarOne C2, eles passem a trabalhar com esta nova voltagem de uma maneira que o assinante não perceba a mudança, mas os receptores piratas todos fiquem no apagão dos canais HD.
Quem tem receptor pirata, façam testes de busca cega e arrume um LNB original da Claro TV para testar e ver se descobrem alguma coisa, depois compartilhem o resultado conosco.
gps.pesquiza.com
Portal Zeamerica Satelite

 

Compartilhe

 
 


 

Para Azamerica:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azamerica IKS SKS ON Ultimas versões

Para Tocomsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo tocomsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Duosat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo duosat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Cinebox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo cinebox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freei:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freei IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freesky:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freesky IKS SKS ON Ultimas versões

Para Superbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo superbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Maxfly:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo maxfly IKS SKS ON Ultimas versões

Para Azbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azbox mod IKS SKS ON Ultimas versões

Para Megabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo megabox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Evolutionbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo evolutionbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Globalsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo globalsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Nazabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo nazabox IKS SKS ON Ultimas versões





Cadastre-se abaixo e receba atualizações no seu email.


Importante! Necessário comprovar CAPTCHA. Confirme seu cadastro pelo e-mail de confirmação que você vai receber.