Claro e Vivo tem novos receptores 4K

 
 

Claro e Vivo tem novos receptores 4K e mudanças em nomes de canais e mais

 

O ano está corrido e quando piscarmos já será estaremos no final do mês e curtindo as novidades da ABTA 2016, que neste acontece dos dias 29 de junho a 1º de julho. O evento vai discutir o futuro da TV por assinatura, mas nenhum seminário específico sobre o 4K.

Cadê o 4K?

 
 

O 4K, ou UHD – Ultra High Definition, vem ganhando espaço na casa dos brasileiros nos últimos meses. Os televisores com a tecnologia que promete 4 vezes mais definição que os Full HD estão com preços cada vez mais competitivos. Há modelos para todo gosto e bolso e já encontramos em promoções modelos com valor inferior a 2 mil reais.

4K na TV paga

Duas operadoras já deram os primeiros passos para a chegada de conteúdo 4K na televisão por assinatura no Brasil. No mês de maio, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – homologou dois modelos Sagemcom para as operadoras Vivo e Claro, ambas via satélite.

Claro 4K

A Claro vem com o modelo DSI384, mais simples e com menos recursos. O novo receptor tem duas opções de saída de vídeo: HDMI (que permite a qualidade 4K, quando disponível) e Vídeo composto (para conexão em televisores mais simples). O equipamento permitirá resoluções de 3840×2160 p60 e 4096×2160 p60. Já sendo compatível com os padrões HEVC, H265 e VP9.

Vivo 4K

Já a Vivo parece apostar mais alto no segmento e teve um modelo homologado mais “parrudo”. Além das qualidades já notadas no receptor da Claro, o modelo da Vivo trará ainda um disco rígido interno para gravação da programação (o DVR) e permitirá conexões com a internet através de um modem WiFiinterno.

Quando assino?

Calma, muita calma neste momento. Os receptores foram homologados, mas ainda não há previsão de lançamento comercial. Muito provavelmente, a homologação se deu para que as operadoras pudessem realizar testes internos e demonstrações durante eventos especiais. Então, não adianta correr e ligar para a operadora pedindo migração imediata para um plano 4K, pois ele ainda não existe.

Outro problema

Outro problema é a falta de conteúdo 4K atualmente no mercado. Temos pouquíssimo conteúdo disponível e ainda não há nenhum canal linear comercial disponível. Então, calma, muita calma que o mercado ainda é muito recente e ainda estamos vendo as fases de testes.

Por falar em teste

A Claro HDTV (ou seria 4K?) testou há algumas semanas duas transmissões em 4K no seu satélite. A programação exibia um vídeo em looping, que se repetia ao longo do dia. Mas isto significa que já vão lançar? Não sei a resposta, talvez sejam testes para verificar o comportamento do sinal, taxa de compressão necessária, tamanho mínimo de antena necessário, viabilidade comercial diante do espaço disponível e a quantidade de canais a serem transmitidos. Enfim, estamos com mais perguntas que respostas.

No exterior

Em outros países já começam a surgir os primeiros planos comerciais com conteúdo 4K. A Vodafone Portugal lançou recentemente seu receptor 4K. A operadora já oferece os canais Funbox 4K UHD e Insight TV UHD.

Perdas

O Brasil perdeu mais de 1,38 milhões de linhas celulares entre janeiro e abril de 2016.

No exterior 2

A Discovery Comunications adquiriu 27,5% do canal aberto Mega, no Chile. Com isto, a gigante passa a atuar também na TV aberta naquele país.

8K

A Globo e a NHK farão durante os Jogos Olímpicos a primeira transmissão terrestre em tempo real com conteúdo 8K (oito vezes maior que o Full HDTV). Será experimental e com recepção controlada.

8K parte 2

A operadora Docomo e a Nokia realizaram recentemente a primeira transmissão ao vivo em 8K utilizando uma rede móvel em 5G, que permite velocidades superiores às conseguidas atualmente com a tecnologia 4G.

Novos nomes

A partir do dia 15 de junho, os canais de áudio da Sound terão algumas novidades, entre elas, alguns canais ganharão novo nome. O canal Sucessos passa a ser chamado PopHits, o antigo R&B vira o novo Black e o Baladas dá lugar ao Românticas.

Novos nomes 2

Na mesma data alguns canais de áudio da Sound deixam de existir e em seu lugar chegam gêneros novos. O canal Axé se despede e no lugar chega o Anos 2000. O Easy Listening será substituído pelo Rock Brasil. Jazz Clássico passa a ser apenas Jazz e o canal Jazz Contemporâneo dá lugar ao novo Metal. Por fim, o canal Standards dá lugar ao Sertanejo Universitário.

fonte : vcfaz.tv
Portal Zeamerica Satelite

 

Compartilhe



 

Para Azamerica:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azamerica IKS SKS ON Ultimas versões

Para Tocomsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo tocomsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Duosat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo duosat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Cinebox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo cinebox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freei:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freei IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freesky:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freesky IKS SKS ON Ultimas versões

Para Superbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo superbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Maxfly:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo maxfly IKS SKS ON Ultimas versões

Para Azbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azbox mod IKS SKS ON Ultimas versões

Para Megabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo megabox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Evolutionbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo evolutionbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Globalsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo globalsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Nazabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo nazabox IKS SKS ON Ultimas versões





Cadastre-se abaixo e receba atualizações no seu email.


Importante! Necessário comprovar CAPTCHA. Confirme seu cadastro pelo e-mail de confirmação que você vai receber.