Tutorial como Apontar minha antena para um Satélite

Views:
102

COMO FAÇO PARA APONTAR A ANTENA PARA UM SATÉLITE

 

Tutorial de Como Apontar minha antena para um Satélite

-Qual o tamanho de antena na minha região?


O tamanho de uma antena parabólica depende de quatro fatores:
1.onde você vai colocar a antena?
2.pra qual s.a.t.é.l.i.t.e você vai apontar ela?
3.qual banda você quer sintonizar: C, Ku?
4.quais c.a.n.a.i.s você quer pegar (=quais transponders)? Eles são direcionados para onde?

–  Qual é o footprint na sua regiâo?
Procure saber se o s.a.t.é.l.i.t.e pretendido   tem cobertura (footprint) na sua Região.
Olha aquí: http://www.satbeams.com/footprints ;
Só entrar
clicar em Footprints
clicar no s.a.t.é.l.i.t.e que você quer (pequenos desenhos lado a lado, na horizontal, na parte superior)
Passe o mouse sobre os miniquadros e clique no referente a banda/c.a.n.a.i.s que você quer (abaixo do nome do s.a.t.é.l.i.t.e)
Dê zoom/arraste o mapa
Clique na sua cidade
Veja o tamanho recomendado da antena em centímetros no “Recomended dish size”

– Qual é a frequencia mais forte?
No site do exploradores  Informe-se qual é a frequência mais forte www.portaleds.com

–  Verifique se a Frequencia da emissora pretendida está aberta (SINAL FTA OU PARA O INSTALADOR) e nâo é um FEEDS), e se tem sinal forte suficiente para ser captado pela sua antena;

–  Verifique se é Banda C ou KU (se sua antena é adequada no tamaño ou LNB é correto);

–  Verifique qual éa Polarizaçao do s.a.t.é.l.i.t.e  ¿Linear ou Circular? ¿H ou V?;

–  Procure saber, se possível, se alguém da sua região já captou o s.a.t.é.l.i.t.e pretendido, em especial as frequências desejadas.

Feito isso, o próximo passo é botar a mão na massa e partir para pegar o bicho (o apontamento da antena, rsss).-

Para apontar a antena, vocé deve ter em mãos as seguintes informações:

-Posiçãoo orbital do s.a.t.é.l.i.t.e.

-Qual é a elevação e azimute da antena na sua cidade para determinado s.a.t.é.l.i.t.e.

A Posição Orbital nada mais é que a localização geográfica em que se encontram os s.a.t.é.l.i.t.es sobre a linha do Equador. Veja:

O s.a.t.é.l.i.t.e C2  tem posição orbital de 70º W,

e o Hisp-5at tem Posição Orbital de 30 ºW.

Quanto menor é os graus de posição orbital de um s.a.t.é.l.i.t.e, a antena ira ficar apontada mais pra cima , e quanto maior for os graus de posiçã o orbital de um s.a.t.é.l.i.t.e, a antena ira ficar apontada mais pra baixo e na direção mais a Oeste.

Esse movimento Direita-Esquerda (Leste-Oeste) da antena se chama Azimute, e o movimento mais pra cima e mais pra baixo se chama Elevação. A elevação da antena os fica mais pra cima quanto mais próximo a  antena fica apontada para o Norte.

A elevaçao da antena (movimento vertical, apontar mais pra cima ou mais pra baixo) são dados calculados em graus (º), e o azimute (movimento Horizontal, para a direita ou esquerda) calculados em graus (w°) varia de uma cidade para outra, devido a posiçao geografica da sua localização (latitude e longitude) em relação com a posição orbital dos s.a.t.é.l.i.t.es.

Isso quer dizer que, por exemplo, uma antena que está apontada em São Paulo para o s.a.t.é.l.i.t.e NSS 806 não terá a mesma posição de uma antena que está em Fortaleza, apontada para o mesmo s.a.t.é.l.i.t.e.

Portanto, para saber os graus de elevação e azimute da sua antena para determinado s.a.t.é.l.i.t.e, é necessário saber os dados de Latitude e Longitude da sua cidade, e a posição orbital do s.a.t.é.l.i.t.e.

Como faço para ajustar o skew?
Para ajustar o LNB (skew) e Apontar a antena e tamanho antena:
ótima ferramenta pra isso é: http://www.satlex.it/pt/azel_calc-params.html?satlo=-58.0&user_satlo=&user_satlo_dir=E&location=&la=-26.4102&lo=-54.5882&country_code=us&diam_w=180&diam_h=180 e é http://www.dishpointer.com/

– Onde apontar minha antena?
onde apontar antena e skew: http://www.dishpointer.com
Escolha o s.a.t.é.l.i.t.e (para pegar os c.a.n.a.i.s da Embromatel é o 70w C2) e a cidade de voce… Posicione buscador na sua casa…
A linha verde é a direção para onde a antena tem que apontar. Mexa no zoom e setas que tem sobre o mapa para A linha verde é a direção para onde a antena tem que apontar.
Veja a Elevação e LNB Skew (giro do LNB) logo abaixo do mapa.
Azimute é o onde queremos instalar a antena, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o dispointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está, por exemplo, em 67,2° (repare no valor de azimute na figura acima com os dados que calculamos no dishpointer), quer dizer que ou eu teria que girar a antena parabólica em sentido horário no circulo de graus e chegar em 67,2° para apontar a minha antena parabólica para o s.a.t.é.l.i.t.e que quero pegar (exemplo Telstar 12).
Pronto, então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer uma outra linha apontando para menos 67,2° no sentido horário, então é para aí que tenho que apontar a minha antena parabólica.
E como se faz isso?
Aí que está um dos macetes do mapa Google Earth que está no DishPointer, aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro, então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa, faz uma marcação aí no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro, nem precisa de gps ou bússola.
O  dishpointer vai indicar para você onde apontar a antena parabólica, se quiser uma forma mais fácil ainda, amarra uma linha de barbante da antena pro norte verdadeiro e mede os graus com um transferidor  e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus, pronto, tem uma linha indicando pra onde apontar a antena.
É só isso, mexer antena milímetro a milímetro e depois faça a sintonia fina.-
Para o sintonía fina: deixar fixa a antena:  Aperte os lados de o antena ate olhar onde aumenta a sinal. Depois afrouxar uma porca e ajusta a outra. De 1/4 volta por vez
fazê-lo até que tenhamos um sinal mais forte em todos os TP. Controlar o skew (giro) do LNB… a esquerda e depois a direita milimetro a milimetro ate ter o sinal mais forte.

 

Fonte: Forum Duosat

2 Comments

  1. jorge morales
  2. João Batista

Fique a vontade para fazer o seu comentário:


www.pipishop.com.br