A TV Digital Interativa a nova forma de Assistir TV

Views:
4

A TV Digital Interativa a nova forma de assistir TV

 

A TV Digital Interativa

Já não é novidade nenhuma que a TV interativa chega com a TV digital, mas há uma evolução nos dias atuais. Semelhantes modos de interagir sempre existiram na televisão e muitos tiveram algum sucesso e continua até hoje como a história da TV interativa que se mistura com o próprio histórico da TV e com inovações técnicas voltadas para comunicação que a TV interativa existe.

O primeiro programa interativo na Televisão foi “Winky Dink and You” da TV americana CBN, que foiao ar em outubro de 1953.

No Brasil o primeiro foi o SBT, (O SBT é a única emissora que transmite aplicativos de interatividade 24 horas por dia) em 1984, o TV Powww!, um programa Americano que era um Game Interativo em que o telespectador ao telefone tinha que gritar “POW” pelo telefone para acionar uma arma. Era um sistema muito precário para a época mas já dava indícios que seria melhorada no futuro.

Em outra Época foram feitos os programas de Hugo e Torcicolo transmitidos pela TV CNT/Gazeta e MTV onde o teclado do telefone era o joystick dos games.

Nos anos 90 a Globo lança o formato de drama interativo intitulado de “Você Decide” onde o público telespectador assistia geralmente a uma investigação e o público telespectador poderia escolher o final da história. Os públicos interativos começãm a interferir na programação por FAX, telefones ou e-mails, e em último nível a TV Digital Interativa possibilita ao participante alterar o conteúdo original seja por troca de ângulo, câmera, votação e escolha da programação, e ainda pode enviar vídeos gravados por webcams, filmadoras ou celulares passando a participar do conteúdo deixando de escolher apenas as informações transmitidas e definidas pela programação. Hoje em dia começa a gerar confusão entre o conteúdo produzido pela emissora ou conteúdo produzido pelos telespectadores de tão alta é a qualidade dos vídeos enviados de hoje em dia e passa a ser idêntica ao da emissora.

Enfim, percebemos a evolução onde a interação paralelo a evolução tecnológica vem possibilitando a alteração de dados através do telespectador que está assistindo no conforto de sua casa. Equipamentos como video-cassetes, videogames, DVD passaram a fazer parte da Televisão interativa até os dias de hoje.  Com a conexão à internet e televisores compatíveis com o conteúdo Ginga é possível até a instalação de aplicativos na TV onde ocorre semelhantes as TVs com conexão à internet. Com a Internet a programação já está em constante mudança por sua influência e a evolução da TV digital tende a se aprofundar. O sucesso de hoje são as TVs com conteúdo Ginga, as Smarts TV onde o telespectador pode realizar várias funções permitindo grande interatividade.

 

Demonstração da função DTVi Interactv [vídeo]

Demonstração do canal interativo na TV Digital [vídeo]

 

 

Faltou interatividade nos receptores Digitais paralelos. Os receptores originais de operadoras possuem. Alguém conhece algum receptor pirata com interatividade?  Comentem

Leave a Reply


www.pipishop.com.br