Unitv
Você está visualizando atualmente COMO FAZER UM AJUSTE FINO PARA UMA ANTENA

COMO FAZER UM AJUSTE FINO PARA UMA ANTENA

 tecnico antena


O erro mais comum dos instaladores iniciantes ou amadores é não fazer o ajuste fino após a captura do satélite, isso leva a sinalizar perdas durante climas chuvosos, falta de canais na rede do receptor, etc. Não é porque ele instalou a sua antena, tenha apontado para o satélite que ele queria e tenha capturado alguns ou todos os canais significa que sua antena está bem direcionada … a menos que ele tenha muita sorte.

Como ninguém gosta de ter sorte, e também, se quisermos ter o melhor sinal possível para garantir a qualidade dos canais, devemos fazer um ajuste fino na antena, que nada mais é do que mover um pouco a antena de um lado para o outro, dê uma olhada na posição do LNBF e corrija alguns problemas de fiação que possam afetar o sinal … assim garantimos que nossa programação não pare de ser vista nos melhores momentos!
Então faremos um ajuste fino:
Comece verificando o cabo que conecta a antena parabólica ao receptor, o cabo é exclusivo da antena para o receptor? O cabo é novo, sem ferrugem? Os conectores estão bem montados? Não há fios da malha fazendo contato com a linha interna do cabo? A malha do conector está em contato com o conector F? O cabo está passando por conduítes onde existem outros cabos de energia elétrica? Se splitters ou multiswitch são usados, eles estão instalados corretamente?
Tudo isso influencia a qualidade do sinal.
Então, vamos começar nosso ajuste fino começando com a revisão de toda a instalação, se você quiser um sinal ideal, certifique-se de que:
  • O cabo é de boa qualidade em toda a sua extensão, de preferência RG6.
  • O cabo é novo e está em excelente estado.
  • Não há modificações no cabo, verifique se ele está sem cortes do LNBF, Splitter ou Multiswitch para a entrada do receptor.
  • Os conectores estavam bem armados por alguém que sabe montá-los.
  • A malha externa do cabo não deve estar em contato com a linha central.
  • A malha deve entrar em contato com a parte externa do conector F.
  • A linha central do cabo não deve estar em contato com nenhum outro conector.
  • O cabo não está perto de nenhum outro cabo de energia elétrica.
Você checou tudo? Então é hora de começar a fazer um ajuste fino na sua Antena Offset ou Antena Parabólica.
É melhor começar com o turno LNBF, aprender a ajustar o giro do LNBF seguindo o tutorial ” LNBF turn para uma mira perfeita “, quanto mais correta for a volta do LNB mais fácil será fazer o ajuste fino para sua antena.
O ajuste fino da antena consiste em mover a antena da maneira mais leve para cima, para baixo e para os lados, para que o sinal recebido no receptor melhore em força e qualidade.
O movimento da antena deve ser mínimo, muito mínimo, 1 milímetro já é considerado um grande movimento, o movimento de um milímetro resulta em quilômetros no espaço, já que o satélite tem centenas de quilômetros de altura no espaço.
Para fazer o ajuste fino na sua antena, você deve acessar o menu dos TPs no seu receptor de satélite, o display mostra a força e intensidade do sinal TP que você está usando para ajustar. Comece escolhendo um TP que tenha o sinal mais forte e tente melhorar a força e a qualidade do sinal, lembre-se, mova os milímetros da antena e verifique se o receptor melhora os valores ao máximo.
O movimento da antena para cima ou para baixo é chamado de elevação e na antena há uma graduação para que você coloque a antena na elevação correta, você deve saber o valor de elevação correto para que sua antena esteja em relação ao satélite que você deseja mirar e também baseado em sua cidade com DishPointer . 
A elevação é um dos dois elementos importantes do ajuste fino porque o ajuste só será feito se a elevação estiver 100% correta e for completamente vertical, ou seja, o mastro da antena não deve ser inclinado para nenhum lado.
O movimento da antena para a esquerda ou para a direita é chamado Azimut e o valor correto da linha Azimut também é verificado no Dishpointer.
Ajustar a elevação e azimute agora tem o melhor sinal com o TP Forte. Perfeito, agora você deve ir para um transponder com um sinal mais fraco e também verificar a força e a qualidade desse transponder que não tinha sinal, verifique se ele agora tem um sinal.
Se você está assistindo o sinal do transponder de sinal fraco usar a mesma lógica de ajuste fino, mas com muito mais cuidado !!, os transponders de sinal fraco são geralmente mais sensíveis a qualquer movimento da antena.
Uma vez que você tenha terminado de melhorar o sinal do transponder mais fraco com o ajuste fino, ele terminará e você poderá assistir à sua TV por satélite sem pixelizações, congelamentos ou perda de imagem do canal.

Este post tem um comentário

  1. Como fazer o recovery. do. Az st3 hibrido

Deixe um comentário