Lista dos Piores canais

 
 

Os piores canais da TV por assinatura os menos assistidos

piores canais tv por assinatura
Hoje trataremos de mais um assunto polêmico: quais são os piores canais da TV por assinatura.
É comum nesse segmento ouvirmos críticas genéricas para o serviço como um todo, dentre as mais comuns:  “A TV paga do Brasil é horrível, custa uma fortuna e é muito pior que a dos países desenvolvidos”; ou então aqueles que valorizam a TV paga americana, que por menos de U$ 100 ofereceria TV com quase todos os canais em Full HD, telefone e internet incluídos de mais de 50MBs.

A TV paga é muito ruim e seus canais são uma porcaria?

Será que nossa TV paga realmente é muito ruim, e que seus canais são a maioria uma porcaria?
Acreditamos que generalizar nunca é uma forma correta de criticar algo. Até porque se não houvesse nada de bom na TV paga, o eXorbeo não existiria e nem teria milhões de leitores todos os meses…
Se nem tudo é ruim, nem tudo é uma maravilha. Temos sim muitos canais de sobra em nossos pacotes, canais que acabam agregando muito pouco para a maioria dos assinantes, que gera custo para alguém (seja para os assinantes, para anunciantes ou até mesmo para as operadoras com os canais obrigatórios).
Se estes canais geram custos para alguém, é claro que têm obrigação em oferecer uma programação de qualidade e ouvir as críticas do público.

Piores canais segundo os nossos leitores

Em nossa matéria original de 2012, convidamos os nossos leitores a opinar sobre quais eram os piores canais de TV paga, desconsiderando aqueles 100% de comerciais (que não são em tese cobrados do assinante).
O resultado da enquete trouxe os seguintes canais escolhidos pelos leitores como os piores da TV por assinatura:
  • TV Ra-tim-bum
  • Boomerang
  • Curta
  • FishTV
  • ID
  • Fox HD + Natgeo (Canal que foi separado apenas em 2014, contando agora com suas versões individuais em HD com sinal simulcast aos SDs)
  • Arte 1
  • Golf Channel
  • GNT
  • Comedy Central
  • Studio Universal
  • Off
  • Bio
  • WooHoo
  • Isat
  • Glitz
  • Euro Channel
  • SporTV 3
  • Disney XD
  • Disney Jr
  • TBS
  • E!
  • Fox Life
  • Sony Spin
  • Multishow

Nossa opinião sobre os piores canais

Levando em conta os votos dados por nossos leitores, confessamos que a maioria que aparece na lista já era esperada. A curiosidade que observamos olhando para ela foi a de que canais que substituíram outros nos últimos anos, tendem a não embalar, mantendo o desempenho ruim de seu antepassado. Notem:
  • ID – era o LIV, que era o People and Arts. Até hoje não espalhou sua versão em HD em todas as operadoras (presente na dupla Claro/Net e na VIVO) e seu conteúdo não é de fato investigativo como o nome prometia – ele está mais para concorrente da Tru TV;
  • Sony Spin – substituiu o Animax,
  • Disney XD – substituiu o Jetix, que antigamente já foi a Fox Kids;
  • Studio Universal – era por aqui o Hallmark;
O mesmo vale para alguns outros canais da lista acima. Notamos que talvez o motivo seja a falta de investimento em conteúdo realmente novo e divulgação. Entendemos que as programadoras apenas mudam o nome da atração achando que isso seria o bastante para dar vida nova ao canal falecido – e aqui no Brasil isso NÃO TEM FUNCIONADO.piores canais tv paga

Canais Segmentados sofrem preconceito dos assinantes

Como já esperávamos, vemos na lista canais extremamente segmentados, que são hoje uma raridade que está quase sendo extinta em nossas operadoras.
O brasileiro tende a priorizar a quantidade de canais, e não nichos específicos de interesse. . Quem gosta de esportes quer ter dezenas de opções nesse segmento, da mesma forma quem gosta de filmes nunca acha demais uma nova opção, assinando muitas vezes um combo de HBO e Telecine, além de ter algum serviço como o Netflix em casa.
Pois é. E é esse pensamento que canibaliza canais menores que lutam para sobreviver, seja transmitindo pescarias (como o Fish TV), ou desfiles de moda caso do Glitz. A falta de audiência contribui negativamente para a qualidade das atrações e nunca irá encorajar um concorrente “melhor” a arriscar em um mercado que não deseja a segmentação.
Já levantamos por aqui a bandeira de que somos nós, e exclusivamente nós assinantes, os responsáveis por acabar com tais canais especializados e focados em assuntos exclusivos. Não poderemos reclamar disso depois.

Surpresas na lista

Alguns canais citados pelos leitores nos surpreenderam um pouco. O Multishow, GNT e OFF por exemplo, são canais Globosat que contam com um ótimo marketing e sempre se destacam quando o assunto é audiência. O Multishow e também a GNT sempre investem em produções próprias que fazem bastante sucesso.
Provavelmente seja uma questão específica de gosto de um nicho de público, não sabemos. Por tal motivo acreditamos que eles não merecem comparecer na lista de piores.
Conclusões finais sobre os piores canais
Para nós os piores canais são aqueles que estão há anos sem audiência e não investem em novidades. E isso mesmo vendo sua audiência despencando mês a mês e o fim definitivo se aproximando.
Muitos canais dessa lista do fim de 2012 inclusive ou já acabaram ou foram expulsos de grandes operadoras. Casos recentes são o Euro channel e o Isat, que não devem seguir por muito tempo no ar, ao menos não no Brasil.

Os canais que sonhamos

O nosso sonho antigo seria uma TV por assinatura sem intervalos comerciais, com filmes direto dos cinemas (já que o mercado de locação acabou e o de venda de filmes é focado em fãs) preços mais camaradas, alta qualidade de som e imagem em todos os canais, conteúdo segmentado ao acesso de todos e pacotes personalizados à escolha do cliente.
Tememos por ver a Televisão acabar (ao menos como ele é hoje) e nem metade de nossos sonhos terem se concretizado. Pois bem, o que temos para hoje é questionar, saber escolher e cobrar aqueles que pagamos todos os meses para que façam boas escolhas…
Portal Zeamerica Satelite

 

Compartilhe

 
 


 

Para Azamerica:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azamerica IKS SKS ON Ultimas versões

Para Tocomsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo tocomsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Duosat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo duosat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Cinebox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo cinebox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freei:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freei IKS SKS ON Ultimas versões

Para Freesky:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo freesky IKS SKS ON Ultimas versões

Para Superbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo superbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Maxfly:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo maxfly IKS SKS ON Ultimas versões

Para Azbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo azbox mod IKS SKS ON Ultimas versões

Para Megabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo megabox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Evolutionbox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo evolutionbox IKS SKS ON Ultimas versões

Para Globalsat:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo globalsat IKS SKS ON Ultimas versões

Para Nazabox:


acesse agora nesse link e atualize seu modelo nazabox IKS SKS ON Ultimas versões





Cadastre-se abaixo e receba atualizações no seu email.


Importante! Necessário comprovar CAPTCHA. Confirme seu cadastro pelo e-mail de confirmação que você vai receber.