Home / Informativo / A TV Digital Interativa a nova forma de Assistir TV

A TV Digital Interativa a nova forma de Assistir TV

A TV Digital Interativa a nova forma de assistir TV

 

A TV Digital Interativa

Já não é novidade nenhuma que a TV interativa chega com a TV digital, mas há uma evolução nos dias atuais. Semelhantes modos de interagir sempre existiram na televisão e muitos tiveram algum sucesso e continua até hoje como a história da TV interativa que se mistura com o próprio histórico da TV e com inovações técnicas voltadas para comunicação que a TV interativa existe.

O primeiro programa interativo na Televisão foi “Winky Dink and You” da TV americana CBN, que foiao ar em outubro de 1953.

No Brasil o primeiro foi o SBT, (O SBT é a única emissora que transmite aplicativos de interatividade 24 horas por dia) em 1984, o TV Powww!, um programa Americano que era um Game Interativo em que o telespectador ao telefone tinha que gritar “POW” pelo telefone para acionar uma arma. Era um sistema muito precário para a época mas já dava indícios que seria melhorada no futuro.

Em outra Época foram feitos os programas de Hugo e Torcicolo transmitidos pela TV CNT/Gazeta e MTV onde o teclado do telefone era o joystick dos games.

Nos anos 90 a Globo lança o formato de drama interativo intitulado de “Você Decide” onde o público telespectador assistia geralmente a uma investigação e o público telespectador poderia escolher o final da história. Os públicos interativos começãm a interferir na programação por FAX, telefones ou e-mails, e em último nível a TV Digital Interativa possibilita ao participante alterar o conteúdo original seja por troca de ângulo, câmera, votação e escolha da programação, e ainda pode enviar vídeos gravados por webcams, filmadoras ou celulares passando a participar do conteúdo deixando de escolher apenas as informações transmitidas e definidas pela programação. Hoje em dia começa a gerar confusão entre o conteúdo produzido pela emissora ou conteúdo produzido pelos telespectadores de tão alta é a qualidade dos vídeos enviados de hoje em dia e passa a ser idêntica ao da emissora.

Enfim, percebemos a evolução onde a interação paralelo a evolução tecnológica vem possibilitando a alteração de dados através do telespectador que está assistindo no conforto de sua casa. Equipamentos como video-cassetes, videogames, DVD passaram a fazer parte da Televisão interativa até os dias de hoje.  Com a conexão à internet e televisores compatíveis com o conteúdo Ginga é possível até a instalação de aplicativos na TV onde ocorre semelhantes as TVs com conexão à internet. Com a Internet a programação já está em constante mudança por sua influência e a evolução da TV digital tende a se aprofundar. O sucesso de hoje são as TVs com conteúdo Ginga, as Smarts TV onde o telespectador pode realizar várias funções permitindo grande interatividade.

 

Demonstração da função DTVi Interactv [vídeo]

Demonstração do canal interativo na TV Digital [vídeo]

 

 

Faltou interatividade nos receptores Digitais paralelos. Os receptores originais de operadoras possuem. Alguém conhece algum receptor pirata com interatividade?  Comentem

Ao compartilhar nosso site, você nos ajudará

 

Clique em qualquer um desses botões para nos ajudar a manter este site.



Ver. 1.3
 

About admin_zeamerica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *